Sobre

A discussão sobre os estilos de filme que mais chamam a atenção entre o público de um determinado país não é recente. Com características semelhantes, as narrativas que conquistam o carisma dos brasileiros costumam estar entre as produções hollywoodianas e as realizações de grandes produtoras brasileiras, tais como a Globo Filmes.  Em 2014, os dez filmes mais vistos pelo público brasileiro eram estrangeiros, mas, ainda assim, muitos cineastas alegam que essa preferência é imposta e não escolhida pelos espectadores, já que os longas-metragens fora do eixo comum “Hollywood-Globo Filmes” têm menos salas de exibição e menos espaço de cobertura na mídia.
Filmes notáveis desenvolvidos em contextos diferentes destes últimos, no entanto, conquistam sua atenção através de premiações como os Festivais de Berlim, Cannes e Gramado, e passam por isso a ganhar mais prestígio pelo público no geral. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, filme brasileiro lançado em 2014, apesar de exibido em apenas 38 salas no Brasil, levou mais de 200 mil pessoas aos cinemas para assisti-lo, e a divulgação feita na internet para promovê-lo teve grande responsabilidade nesses números. Todavia, as especulações sobre como o jornalismo reage a essas produções, seu tamanho e origem, ainda estão no campo das hipóteses. Se por um lado a crítica renega o cinema blockbuster, e chega a apelidar de “globochanchadas“ as comédias feitas pela maior produtora brasileira, por outro lado, supõe-se que os filmes com maior bilheteria mantêm seu monopólio também sobre as notícias.
Visando averiguar o espaço dado às produções de maior público no Brasil em 2014, com o que foi dado aos filmes premiados pelo Festival de Berlim, famoso por seu caráter político, no mesmo ano, esse trabalho avaliará a cobertura dos 6 filmes mais assistidos no país e dos 6 longas vencedores das categorias “Urso de Ouro” e “Urso de Prata - Grande Prêmio do Júri”, “Urso de Prata - Melhor Diretor”, “Urso de Prata - Melhor de Fotografia”, “Urso de Prata - Melhor Roteiro” e “ Urso de Prata - Excepcional Contribuição Artística” do Festival. Buscar-se-á entender como o jornalismo lida com essas produções e se o sucesso de público do filme influi mais na cobertura do que sua avaliação pelos críticos do Festival e repercussão internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário